“... a região era muito íngreme desde o mar, mas os arredores da cidade eram planos e suaves, rodeados de montanhas que chegavam até o mar. Esta planície era de forma oblonga (retangular sendo o lado horizontal o maior) e tinha por un lado tres mil estádios e dos mil estádios no centro desde o mar para cima” (Platão no Crítias)
Veja a região retangular submersa ao Norte do Brasil e rodeada pelas ilhas Antilhas. Observe a forma retangular com o canto Nordeste em ângulo de 90 graus. A seguinte figura é uma imagem mais precisa da região obtida pela técnica de altimetria por satélite. Mostramos abaixo uma imagem tridimensional do território com visualização em direção ao Nordeste.
Atualmente estas montanhas constituem ao Norte a ilha de Porto Rico e ao leste as ilhas Antilhas. Em Porto Rico moram os descendentes dos índios tainos. Segundo a mitologia Tainá os antepassados dos índios tainos moravam numa região que foi submersa por um grande dilúvio que deu origem ao atual mar do Caribe. Para os tainos as ilhas Antilhas são os cumes das montanhas desse território onde moravam seus antepassados. É surpreendente, mas a palavra Antilia era outra forma de denominar ao território da Atlântida na antiguidade Os índios tainos sepultam aos mortos em cavernas. Tal vez esta costume se remonta á época Atlântida já que um sepultamento com restos humanos de 11600 anos de antiguidade (no ano 2010 as datas fornecidas pelo carbono 14 foram recalibradas veja "When") foi encontrado em Chan Hol, uma caverna atualmente submersa pelas águas do Caribe. Na época do sepultamento a caverna estava seca, o que este demonstrado pela presença de estalactitas que não poderiam ter se formado numa caverna cheia de água. Para os tainos, assim como para os olmecas e para os maias as cavernas interligavam o mundo dos vivos e o mundo submerso dos ancestrais. No Caribe a mais famosa das cavernas submersas com estalactitas é o "Blue hole" de Belize.
![]() O "blue hole" the Belize se formou pelo desabamento do teto de uma destas cavernas.
Dentro do "blue hole", a uma profundidade de quarenta metros
observam-se enormes estalactitas (ver vídeo a seguir).
Os geólogos confirmaram que estas estalactitas terminaram de se formar Ou seja, há 15.000 anos esta região do Caribe era seca.
Mais informações sobre onde aconteceu a catástrofe da Atlântida no livro W.
|